Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

LSC em SUPERTUBOS




Realizei um sonho recente... Quem me conhece sabe minha fixação em pegar uns tubitos, e desde que vi o campeonato The Search da Rip Curl realizado em Supertubos/Peniche há uns 3 anos atrás, botei na cabeça que um dia iria tentar pegar meus barrels lá...
 
Essa oportunidade apareceu agora... Tive que fazer uma viagem de trabalho para Paris e teria que voltar pela Espanha. Então, aproveitei e tirei 3 dias de surf em Peniche.
 
Peniche é fantástica para o surf porque é uma península, então sempre tem onda de um dos lados da península, independentemente do swell.
 
Cheguei no começo do inverno, época de swells maiores, e realmente as previsões indicavam médias de 6-9 pés em todos os picos. Peniche tem vários picos, sendo SUPERTUBOS o mais famoso deles, mas os demais também são muito bons e, em sua maioria, tubulares.
 
Segue a descrição dos picos em que surfei:
 
- Molhe Leste: na mesma praia de SUPERTUBOS, porém colado ao molhe de pedras que protege o porto local. A onda me pareceu ser muito boa, mas peguei num dia em que o swell não estava encaixado para lá. O surf foi fraco, só deu pra tirar o ferrugem, porque foi o primeiro surf que fiz em Peniche;
 
- Lagide - reef break de outside. O pico é muito bom ! Quebra sobre uma raza bancada de coral (a turma lá usa capacete) e abre para os dois lados, porém a esquerda é melhor e mais tubular. Peguei um dia com um tamanho considerável (5-7 pés) e outro dia menor (4-6 pés) porém mais tubular e perfeito;
 
- SUPERTUBOS: Realmente a onda é "o tubo" ! Beach break extremamente pesado, razo e tubular. Peguei um swell de 4-6 pés. A onda quebra na areia raza (pouco acima do joelho), e aguenta ondulações grandes, mas precisa estar com o vento certo para funcionar. Só consegui surfar lá no último dia, quando o vento sul deu uma trégua, mas valeu à pena a espera. Peguei apenas 5 ondas e em todas botei pra dentro, sendo que só saí de 2. A primeira onda foi a onda da minha trip. Esquerda triangular, com um tamanho de responsa, que jogou o lip logo no drop. Segurei o grab e só vi a cortina descendo, a face da onda sem uma gota fora do lugar, onda totalmente buraco, segurei o tranco e já saí sorrindo... Porra, primeira onda... Foi sensacional !!! Peguei outras poucas, mas só consegui me dar bem de novo em uma direita menor, mas com tubo mais longo, onde tive que dar duas aceleradas pra poder sair, e ainda teve direito a um floater na saída do tubo... Muito legal !!!
 
Registros sobre SUPERTUBOS:
 
1) É o único pico de Peniche que não tem crowd, pois é o mais casca grossa. 
2) Logo que entrei no pico, me sentei no line up e vi um cara (americano) pegando um tubo em pé e com as mãos pra cima. Parecia filme !!!
3) Embora o pico seja muito próximo da areia, você tem que dar sorte para entrar, porque não tem canal e se entrar a série você vai ser massacrado na areia raza ! Levei muita porrada !!!
4) Como eu viajava e surfava sozinho, e pelo fato de o swell estar meio pesado, quando entrei em SUPERTUBOS não sabia se tremia mais de medo ou de frio... kkkkkk !!! Só surfei por 1 hora e meia e peguei apenas 5 ondas, mas valeram a trip e tive meu passaporte carimbado com uns canudos de SUPERTUBOS !
 
- Meio da Baía: esse pico foi a surpresa da trip. Segundo os locais, do jeito que eu peguei é muito difícil de quebrar. Estava SENSACIONAL !!! Quando saí de SUPERTUBOS corri pra esse pico e vi ondas perfeitas de 3-4 pés rodando tubos incríveis. Aqui nem o frio me segurou... Surfei 4 horas direto e saí com calo no pé de trás de tantos tubos de back side que peguei. Animal !!!
 
É isso ! Infelizmente, viajar sozinho requer que você encontre um fotógrafo local para fazer os registros. Eu tentei, mas não consegui. Seguem os poucos registros da trip.
 
Abraços. LULA