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segunda-feira, 29 de março de 2010

Terral total... surf radical!!!

Começou a dar onda!!!! Quinta-feira passada o primeiro swell do ano fez a cabeça de muitos... tanto que a session rolou por três dias seguidos para muitos....... Ondas de um metro, terral total e ondas extensas e tubulares. O mar diminuiu mas ainda tem onda de qualidade...... As sessions foram registradas por câmera seca e molhada.... em breve as fotos aparecerão por aqui!!!!!





quinta-feira, 25 de março de 2010

domingo, 21 de março de 2010

Paulão.... Atoladinho.......

Chegando ao surf nesse último sábado no Marupiara....... por volta das 4:40..... escuro ainda..... devido às obras no acesso principal.... Selvagem ignorou algumas barreiras e deu nisso ai!!!! Heheheh.... largou o carro e foi surfar!!!!! AYCM?


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quinta-feira, 18 de março de 2010

Olha o que eu achei!

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Fiquei com saudades da minha filmadora...

Essa filmagem foi Ninho que fez, antes da Indo...

quarta-feira, 17 de março de 2010

Mais fotos do Surf do Sábado passado...

Pé de água!












Gajiiiiiiiiiina






Brederode!

Tareco
Tarecoteco

Nhonho Potz


Quem descobre o que eu tava fazendo?!?!?!?!

Xuxa prestes a voar, com seus braços de atobá!!!!

Bred na estileira!

The king mandando água


Gajina sabe voar, também!!

Finalmente, O Selvagem procurando as entocas de grab...

segunda-feira, 15 de março de 2010

domingo, 14 de março de 2010

Surf Merreca!!!! Até quando?!?!?!?!?

Lula "o avestruz"
Tareco

Bred bred


Pé de Bombo

Xôxo


Pois é... Tavam reclamando que eu não to indo pro surf, mas... Pra quê?!?!?!?!?
Espero que chegue logo a semana santa pra ver se esse surf rende...
Por enquanto, vão algumas fotos do sábado "mata barata"

quinta-feira, 11 de março de 2010

Natação e surf

A natação como treinamento para o surf

Foto: Divulgação
Data:07/07/2008

Por Rodrigo Lacerda

O surf pode ser considerado um esporte complexo quando comparado à corrida, já que na corrida a única posição tomada pelo corpo é em pé e o ritmo do treino é quase sempre constante. No surf o atleta coloca seu corpo em diversas situações, às vezes em pé, às vezes sentado esperando a onda e a maior parte do tempo o surfista passa remando na zona de arrebentação de volta ao outside. Segundo Steinman (1999) de 5 a 10% do tempo de uma seção de surf o atleta passa surfando; 35 a 40% esperando a onda; e 45 a 50 % o surfista encontra-se remando. A partir dessa informação, e somando o fato das conhecidas “vacas”, momento em que o surfista permanece submerso na água sem respirar, percebe-se a importância de um treinamento físico visando o fortalecimento muscular para longas remadas e o desenvolvimento da capacidade pulmonar para suportar situações de apnéia forçada(caldos).

A natação e uma ótima forma de adquirir condicionamento físico para o surf, não é a toa que 60 % dos atletas catarinenses profissionais praticam a natação. Por ser um esporte aquático assim como o surf, oferece a mesma resistência à água que o surfista enfrenta quando está remando. Algumas vantagens de utilizar a natação como treinamento para o surf:

-Prepara o surfista para enfrentar dias de ondas grandes, quando passar a arrebentação torna-se uma tarefa difícil;

-Para os competidores a natação ajudará a manter o condicionamento para a rotina estressantes das competições, já que muitas vezes o atleta tem que surfar várias baterias num único dia;

-Ajuda o surfista em momentos de risco quando ocorre a perda da prancha ou quebra da cordinha.

-É uma ótima maneira de se manter em forma quando não há ondas ou quando você não pode estar na água.

-Atletas de fim de semana, que praticam o surf de forma recreativa podem se beneficiar com os treinos na piscina durante a semana e chegar ao final de semana mais preparados fisicamente.

Os treinos de natação voltados para o surf devem priorizar as seguintes variáveis: resistência muscular, potência muscular, resistência aeróbia e resistência respiratória.
A resistência muscular é a capacidade de manter a força por um período prolongado em um determinado exercício. O desenvolvimento da resistência muscular aliado à resistência aeróbia dará ao surfista capacidade de suportar longas e repetidas seções de surf e períodos de remada prolongado. Quando nadamos por um período superior a 5 minutos numa intensidade moderada estamos desenvolvendo essas qualidades físicas.

Potência muscular significa força x velocidade de movimento. É fundamental para a explosão para poder pegar a onda, principalmente em situações de competição ou de crowd intenso, quando disputas acirradas pelas ondas são comuns. Pode ser adquirido fazendo tiros (nadando na velocidade mais rápida possível) de 15 a 25 metros.

A resistência respiratória será adquirida com os treinos de apnéia dinâmica e ajudará o surfista a resistir melhor e com mais segurança aos caldos e vacas. Por exemplo, nadar submerso na água até o limite da sua capacidade de retenção aumentará a capacidade pulmonar.

Uma aula de natação deverá contemplar todas essas qualidades físicas para que se possa obter os benefícios. Sabemos que a falta de preparação adequada pode fazer com que o desempenho não seja maximizado trazendo prejuízo ao desempenho do surfista e consequentemente prejudicando a qualidade do seu surf.

Então se você está com uma viagem marcada para o Hawaii ou para outro lugar onde as ondas são realmente maiores das que surfa no seu dia a dia, ou ainda, se você sente que seu surf está sendo prejudicado pela falta de condicionamento comece agora a realizar seus treinos na piscina. Procure um professor de educação física entendido no assunto e antes de iniciar os treinos faça um exame médico, a fim de verificar seu estado geral de saúde, e uma avaliação física.

Sugestão de treino para piscina de 25 metros (aumenta ou diminua o volume do treino de acordo com o seu condicionamento físico e lembre que esse treino é apenas uma sugestão e não substitui o acompanhamento de um professor qualificado)

-5 a 10 piscinas para aquecimento;

-5 piscinas com 5 braçadas para uma respiração ( somente membros superiores, usar flutuador/ bóia entre as pernas);

-5 piscinas com 7 braçadas para uma respiração ( somente membros superiores, usar flutuador/ bóia entre as pernas);

-5 piscinas com 9 braçadas para uma respiração ( somente membros superiores, usar flutuador/ bóia entre as pernas);

-5 piscinas com 11 braçadas para uma respiração ( somente membros superiores, usar flutuador/ bóia entre as pernas);

-Tiros de 25 metros na máxima velocidade seguidos de 25 m nadando bem devagar, repetir cinco vezes e descansar entre as séries;

-Nadar submerso (respiração retida) na maior distancia possível, descansar e repetir mais 4 vezes;

-5 piscinas nado costas num ritmo tranqüilo;

-5 piscinas nado peito num ritmo tranqüilo;

-Relaxar (use dois espaguetes, um sobre as pernas e o outro sobre as costas, mantenha-se flutuando e fazendo respirações profundas).