Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

Natação e surf

A natação como treinamento para o surf

Foto: Divulgação
Data:07/07/2008

Por Rodrigo Lacerda

O surf pode ser considerado um esporte complexo quando comparado à corrida, já que na corrida a única posição tomada pelo corpo é em pé e o ritmo do treino é quase sempre constante. No surf o atleta coloca seu corpo em diversas situações, às vezes em pé, às vezes sentado esperando a onda e a maior parte do tempo o surfista passa remando na zona de arrebentação de volta ao outside. Segundo Steinman (1999) de 5 a 10% do tempo de uma seção de surf o atleta passa surfando; 35 a 40% esperando a onda; e 45 a 50 % o surfista encontra-se remando. A partir dessa informação, e somando o fato das conhecidas “vacas”, momento em que o surfista permanece submerso na água sem respirar, percebe-se a importância de um treinamento físico visando o fortalecimento muscular para longas remadas e o desenvolvimento da capacidade pulmonar para suportar situações de apnéia forçada(caldos).

A natação e uma ótima forma de adquirir condicionamento físico para o surf, não é a toa que 60 % dos atletas catarinenses profissionais praticam a natação. Por ser um esporte aquático assim como o surf, oferece a mesma resistência à água que o surfista enfrenta quando está remando. Algumas vantagens de utilizar a natação como treinamento para o surf:

-Prepara o surfista para enfrentar dias de ondas grandes, quando passar a arrebentação torna-se uma tarefa difícil;

-Para os competidores a natação ajudará a manter o condicionamento para a rotina estressantes das competições, já que muitas vezes o atleta tem que surfar várias baterias num único dia;

-Ajuda o surfista em momentos de risco quando ocorre a perda da prancha ou quebra da cordinha.

-É uma ótima maneira de se manter em forma quando não há ondas ou quando você não pode estar na água.

-Atletas de fim de semana, que praticam o surf de forma recreativa podem se beneficiar com os treinos na piscina durante a semana e chegar ao final de semana mais preparados fisicamente.

Os treinos de natação voltados para o surf devem priorizar as seguintes variáveis: resistência muscular, potência muscular, resistência aeróbia e resistência respiratória.
A resistência muscular é a capacidade de manter a força por um período prolongado em um determinado exercício. O desenvolvimento da resistência muscular aliado à resistência aeróbia dará ao surfista capacidade de suportar longas e repetidas seções de surf e períodos de remada prolongado. Quando nadamos por um período superior a 5 minutos numa intensidade moderada estamos desenvolvendo essas qualidades físicas.

Potência muscular significa força x velocidade de movimento. É fundamental para a explosão para poder pegar a onda, principalmente em situações de competição ou de crowd intenso, quando disputas acirradas pelas ondas são comuns. Pode ser adquirido fazendo tiros (nadando na velocidade mais rápida possível) de 15 a 25 metros.

A resistência respiratória será adquirida com os treinos de apnéia dinâmica e ajudará o surfista a resistir melhor e com mais segurança aos caldos e vacas. Por exemplo, nadar submerso na água até o limite da sua capacidade de retenção aumentará a capacidade pulmonar.

Uma aula de natação deverá contemplar todas essas qualidades físicas para que se possa obter os benefícios. Sabemos que a falta de preparação adequada pode fazer com que o desempenho não seja maximizado trazendo prejuízo ao desempenho do surfista e consequentemente prejudicando a qualidade do seu surf.

Então se você está com uma viagem marcada para o Hawaii ou para outro lugar onde as ondas são realmente maiores das que surfa no seu dia a dia, ou ainda, se você sente que seu surf está sendo prejudicado pela falta de condicionamento comece agora a realizar seus treinos na piscina. Procure um professor de educação física entendido no assunto e antes de iniciar os treinos faça um exame médico, a fim de verificar seu estado geral de saúde, e uma avaliação física.

Sugestão de treino para piscina de 25 metros (aumenta ou diminua o volume do treino de acordo com o seu condicionamento físico e lembre que esse treino é apenas uma sugestão e não substitui o acompanhamento de um professor qualificado)

-5 a 10 piscinas para aquecimento;

-5 piscinas com 5 braçadas para uma respiração ( somente membros superiores, usar flutuador/ bóia entre as pernas);

-5 piscinas com 7 braçadas para uma respiração ( somente membros superiores, usar flutuador/ bóia entre as pernas);

-5 piscinas com 9 braçadas para uma respiração ( somente membros superiores, usar flutuador/ bóia entre as pernas);

-5 piscinas com 11 braçadas para uma respiração ( somente membros superiores, usar flutuador/ bóia entre as pernas);

-Tiros de 25 metros na máxima velocidade seguidos de 25 m nadando bem devagar, repetir cinco vezes e descansar entre as séries;

-Nadar submerso (respiração retida) na maior distancia possível, descansar e repetir mais 4 vezes;

-5 piscinas nado costas num ritmo tranqüilo;

-5 piscinas nado peito num ritmo tranqüilo;

-Relaxar (use dois espaguetes, um sobre as pernas e o outro sobre as costas, mantenha-se flutuando e fazendo respirações profundas).

2 comentários:

  1. Vou tentar este treino hoje. To fazendo natação a uns dois meses e notei que não adiantou muito, até piorou, mesmo sendo apenas dois meses. Acredito que seja por estar fazendo o treino errado. Depois de tentar este treino comentarei novamente.
    Abraços e desde já obrigado.
    Raphael
    Porto Alegre-RS

    ResponderExcluir
  2. Vlw brother, tava atrás de um plano básico pra trabalhar minha remada.

    Vou seguir o seu e adaptar!!!


    Aloha!!

    ResponderExcluir